Carregando...

A história do grupo UTC Participações

Constituída como holding em 1997, a UTC Participações S.A. controla diversas empresas com foco em áreas que exigem alto grau de conhecimento técnico em engenharia, construção civil, montagem industrial, manutenções, reparos navais e logística.

A organização baseia sua estratégia na diversificação e especialização de suas controladas, trazendo um importante diferencial competitivo aos seus clientes, pois as empresas se complementam e ganham sinergia, com o compartilhamento e otimização de recursos e de conhecimento, podendo fornecer aos seus clientes um EPC completo.

A UTC Participações atua no mercado através de suas empresas controladas e está sempre voltada a oferecer o melhor aos seus clientes. Em suas respectivas áreas de negócios, oferece soluções em todo o Brasil e no exterior nos mais diversos segmentos de mercado, tais como: infraestrutura (ferrovias, rodovias, saneamento, metrô, aeroportos, portos, hidroelétricas,etc.), óleo e gás (onshore e offshore), siderurgia, mineração, energia, química e petroquímica, entre outros.

Em toda a sua história, o Grupo UTC acumula evidências de alto desempenho e de satisfação dos clientes que a contrataram. Conheça um pouco desta trajetória abaixo:

1974

Fundação da UTC Engenharia.

A UTC Engenharia foi fundada pelo grupo ULTRA para atuar como um braço de montagem para executar seus próprios projetos na área petroquímica, óleo e gás. Tendo em vista o sucesso obtido, passou a prestar serviços para todo o mercado brasileiro.

1996

Management Buyout

Após um curto período de 1996 a 1996 em que a empresa pertenceu ao Grupo OAS, os atuais acionistas assumiram o controle acionário da UTC Engenharia. o grupo então diversificou e ampliou sua atuação, antes restrita à atividade de montagem industrial.

2006

Fundação da UTC Desenvolvimento Imobiliário

A diversificação começou com a fundação da UTC DI, cujo foco era o setor de construção imobiliária de empreendimentos comerciais. O setor evoluía rapidamente e o grupo UTC transformou essa evolução em oportunidade de crescimento e diversificação.

2009

Fundação da Norte Oleum

Nesta época, com base em sua competência no setor de O&G, o Grupo criou a empresa Norte Oleum para atuação no segmento de óleo e gás, com foco na exploração e produção de petróleo em campos maduros terrestres.

2010

Aquisição da Constran, Cobrazil e Mape

A carência na infraestrutura do país motivou o grupo a expandir sua atuação para os segmentos de construção civil pesada, adquirindo 100% da Constran, Cobrazil e Mape, capacitando-se assim para atuar no mercado de construção de portos, aeroportos, metrôs, rodovias, ferrovias, entre outros.

2011

Início do Projeto "EEP"

Em 2011, o Plano de Negócios da Petrobras e a regulação de Conteúdo Local indicavam grande demanda por construção de plataformas de perfuração e de produção de petróleo no Brasil, para exploração do pré-sal. Motivado pela oportunidade que se abria, o grupo iniciou o processo de construção do estaleiro EEP, com tecnologia avançada e com parceiro japonês, buscando adquirir os conhecimentos necessários para construir grandes plataformas e navios.

2012

Concessão Aeroportuária em Viracopos

O Consórcio Aeroportos Brasil é instituído e ganha a concessão do Aeroporto de Viracopos em Campinas, São Paulo. Um dos maiores e mais importantes do país, o aeroporto conta com 28 fingers e foi construído conforme previsto no processo de concessão.

2012

Concessão metroviária da linha 6 do Metrô de São Paulo

Início dos serviços relativos à concessão para construir e operar a linha 6 do Metrô de São Paulo.

2016

Desenvolvimento da área de Reparos Navais

O grupo começa a atuar no segmento de reparos navais em diversos tipos e portes de embarcações. O conhecimento e a experiência acumulados, somado com a disponibilidade da base de operações navais em Niterói, e a crescente demanda fundamentaram a decisão de enfrentar o desafio e abrir novas oportunidades de negócio.

2016

Restabelecimento das operações da Cobrazil

Buscando expandir suas áreas de atuação e aumentar sua competitividade no mercado de montagem industrial, o grupo capacitou a Cobrazil, uma empresa de mais de 100 anos voltada ao setor de construção civil, para a atuar na atividade de engenharia e construção eletromecânica nos segmentos de geração termoelétrica, mineração, siderurgia, papel e celulose, energia e outros segmentos.

2017

Fundação da CLIA Porto

Em sua área em Niterói, em frente a Baía da Guanabara, o grupo implantou o Complexo Logístico Industrial Alfandegado Portuário, o CLIA Porto. O local dispõe de 96 mil m2 de área livre e 5 mil m2 de área para escritórios. As atividades abrangem apoio logístico, armazém geral e área alfandegada, além de fabricação de equipamentos submarinos, tais como jumpers, manifolds, PLETs, PLEMs, ILTs e outros.

2019

Fundação Constran Internacional

Com a Constran Internacional, o grupo passa a operar em todas as áreas de construção civil pesada com foco na área pública e privada. A MAPE, outra empresa do grupo, é voltada à Construção Civil leve pública e privada,

2019

Fundação Heftos

Com foco no setor de óleo e gás, a Heftos atua em expansões, reformas, manutenção e reparo de unidades industriais em operação, tais como plataformas offshore de petróleo (FPSO), Unidades de Processamento de Gás Natural (UPGN) e refinarias.

2019

Fundação da UTC Internacional e da Cobrazil Construções

Em sinergia com a Heftos, a UTC Internacional tem foco na engenharia e construção de novas FPSO, UPGN e refinarias. No mesmo ano, o grupo fundou a Cobrazil Construções, adicionando à empresa restabelecida em 2016 atuação nos mercados de geração fotovoltaica, distribuição de energia, terminais e portos, alumínio, fertilizantes e outras indústrias de transformação.

O Plano Estratégico do grupo UTC é dinâmico sendo formulado e revisado periodicamente. Sua rigorosa e disciplinada implantação é o principal fator para reter, atrair e desenvolver profissionais de alta capacitação, adquirir softwares, hardware, máquinas e equipamentos avançados e manter em constante evolução sistemas de gestão de alta eficácia para a atividade de engenharia e construção. Os resultados se manifestam pela crescente e sustentável participação nos setores em que o grupo atua.


Sobre a UTC Participações

A estratégia da UTC Participações está voltada para a diversificação de negócios e mercados e para a sinergia e complementaridade entre as empresas controladas que atuam em conjunto, agregando valor aos projetos.

Telefone de contato: (11) 3124-1200

E-mail:contato@utcpar.com.br